Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

USP CONVOCA VOLUNTÁRIAS PARA PESQUISA SOBRE MIOMA

O Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP convoca voluntárias para participar de pesquisa que irá avaliar a eficácia de duas medicações para mulheres que têm mioma e apresentam menstruação excessiva.

“O uso desses medicamentos será comparado com um terceiro grupo de mulheres, que usará a medicação padrão para o mioma, que é uma injeção chamada análogo de GnRH”, explica o ginecologista Luiz Gustavo Oliveira Brito, responsável pela pesquisa. Ele adianta que a ideia de realizar a pesquisa se deve ao fato desta injeção, apesar de eficaz, bloquear o eixo hormonal da mulher, deixando-a em menopausa, enquanto há outras medicações que não levam a isso e ainda causam menos efeitos colaterais. “Porém, não sabemos se a eficácia é a mesma”, ressalta o pesquisador.

As mulheres que aceitarem participar da pesquisa irão usar uma das três medicações (desogestrel e dienogeste e o análogo de GnRH) durante 3 meses. A escolha será aleatória, por sorteio. Elas também farão ultrassom antes e após receber os remédios para avaliar possível redução do mioma. Além disso, o exame de sangue irá determinar se houve melhora de outras alterações causadas pelo sangramento durante o tratamento, por exemplo, anemia. Todos os procedimentos serão realizados no Hospital das Clínicas da FMRP e as participantes receberão ajuda de custo para alimentação e transporte.

Podem participar da pesquisa, mulheres com idade entre 18 e 55 anos, que menstruam muito em função do mioma. “Mulheres que já fizeram tratamento com outra medicação também podem participar. Queremos saber se há diminuição ou cessação do sangramento menstrual após o uso do remédio”.

A pesquisa é financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq). As interessadas devem se inscrever pelo e-mail lgobrito@gmail.com, pelo telefone 16 3602-2311 ou pessoalmente, entre 13 e 16 horas, às segundas-feiras, quartas-feiras e quintas-feiras, no HCFMRP, Corredor 1, campus da USP de Ribeirão Preto, av. dos Bandeirantes, 3900.

Fonte: Ribeirão Preto Online

 



Endereço da Clínica
Av. Francisco Sales, 1463 - Conj.407
Funcionários - Belo Horizonte - MG
Como Chegar
Veja no Google Maps como
chegar em nossa clínica